Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Visita Penitenciária Estadual do Jacuí - Charqueadas / Atividade realizada em Outubro/2013

Alunos do primeiro semestre da Saúde Coletiva-UFRGS realizaram visita à Penitenciária Estadual do Jacuí, com a intenção de observar o modo de vida dentro de um presídio. Apesar de não termos tido contato direto com os detentos foi possível uma percepção dos fatores que os levaram à pena, através dos dados apresentados gentilmente pela Brigada Militar (atual responsável pela PEJ).
A organização social também existe dentro de uma penitenciária, hierarquização entre os presos, separação de espaços conforme religião, orientação sexual e tipo de crime praticado antes da pena. O espaço físico é caótico, não se vive de forma humanizada e enquanto cidadãos nos perguntamos se é justo um ser-humano viver em condições precárias, ao mesmo tempo somos obrigados a nos colocar diante da situação perigosa em que fomos expostos decorrente dos atos criminosos praticados por estes indivíduos. 
Foi uma atividade muito enriquecedora, possibilitou uma análise social bem importante e fomos em tempo, antes do fechamento da penitenciária, que está com os dias contados conforme matéria do ZH

Entrada pelo Rio Jacuí, segundo história os detentos entravam por este caminho (por água), além de criminosos a penitenciária também foi utilizada como abrigo para internos do Hospital São Pedro (superlotado na época), igualar doentes mentais a pessoas contra a lei foi uma prática histórica comum antes da reforma psiquiátrica.

Fachada da PEJ

Alunos com os profissionais da BM.
Vida normal na vizinhança do complexo, casas familiares, pessoas circulando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário