Páginas

domingo, 29 de novembro de 2015


Divulgação do Bacharelado em Saúde Coletiva

Bom, para quem ainda não sabe, trabalho na CASSI - Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, caixa esta que tem um modelo assistencial baseado na Atenção Primária.
Apesar das críticas de muitos, considero importante a existência de profissionais da Saúde Coletiva na Saúde Suplementar e privada. Afinal, o segmento privado existe, está sob a regulamentação do SUS e causa impacto na Gestão Pública.
Pois bem, fui procurado pelo pessoal da Extensão de divulgação do curso a fim de promover uma aproximação da Academia com a empresa que trabalho. Após alguns contatos, conseguimos uma apresentação onde compareceram alguns representantes do Bacharelado que trouxeram informações sobre a formação e atuação do profissional a fim de fazer conhecida a existência da graduação. 
Fazer o Bacharel em Saúde Coletiva conhecido, seja em empresas públicas ou privadas é fundamental para que possamos adquirir espaço de trabalho. As discussões levantadas entre alunos e professores de onde trabalharemos só passa a ser importante se existir locais e gestores receptivos ao nosso conhecimento. Acho justo que empreguemos nossa formação na sociedade, como retorno ao ensino gratuito, porém não podemos ignorar a necessidade de inserção profissional e o desejo de todos os formados de atuarem como foram preparados. Meu desejo também é de que os concursos absorvam o "Sanitarista" graduado, mas acima de tudo, que tenhamos liberdade de fazer nossa trajetória profissional sem censura e julgamentos.
O foco era falar sobre a visita dos alunos na empresa, sobre o objetivo, e a perspectiva de frutos (mesmo que a longo prazo). Acabei desviando para um pequeno desabafo, mas enfim, a visita foi muito agradável e inclusive me fez refletir que consegui o meu atual emprego por ser aluno do curso e em seguida ter levado os primeiros estagiários do bacharelado para a empresa (estágio extra curricular). Além disso, reforça a ideia de que devemos fazer ações para abrir caminhos, mesmo que pequenas, mas esperando um bom resultado no futuro. 
Extensão Currículo Lattes

Ir à aula no Sábado não é tão ruim quando se pode chegar no final do dia e perceber que o conteúdo contribuirá para a trajetória acadêmica e profissional.
Particularmente não almejo virar um pesquisador ou fazer carreira acadêmica, até porque considero não ter capacidade intelectual para tal. Porém, baseado nas voltas que a vida dá, é sempre bom ficar preparado se um dia acontecer... por isso, ocupei um sábado para aprender a fazer um Currículo Lattes.
Além da plataforma Lattes do CNPq, o curso tratou de plataformas virtuais e metodologias de pesquisa para trabalhos acadêmicos, propiciando agregar conhecimento para o querido Trabalho de Conclusão.
Capacitadores: Prof. Adriana Roese (créditos também para a foto de celular, mas valeu o registro..rsrsrs) e Rafael Melo.


Visita ao Mercado Público de Porto Alegre

Realizamos visita ao Mercado Público acompanhados da Vigilância Sanitária (representada por Rossana)  e Professora Marilise Mesquita, na UPP de Vigilância em Saúde.
Durante a visita foi mostrado aos alunos parte da rotina da Vigilância, e alguns procedimentos junto ao comércio de alimentos.
Há grande número de açougues no local e fiscalizar alimentos de origem animal é de grande importância, pois se estiverem contaminados são os responsáveis pela maior parte de transmissão de doenças em seres humanos.
A vigilância além da fiscalização, atua na Educação em Saúde, promovendo o conhecimento e aumentando critérios do consumidor ao comprar.